quarta-feira, 15 de março de 2017

Aprenda como fazer o seu próprio microscópio

Aparelho pode ser construído por cerca de 30 reais (Foto: Kenji Yoshino/creative commons)
FOTO: KENJI YOSHINO/CREATIVE COMMONS



Olá, pessoal!

Em outro post do blog, já abordei o assunto sobre microscópio óptico e sua importância para as pesquisas em laboratório. Agora, apresento-lhes uma reportagem da Revista Galileu, que ensina a transformar um smartphone em um microscópio digital caseiro. Por meio de um processo simples o celular vira um microscópio que filma e fotografa em uma ampliação de 175 vezes.

O material utilizado é de fácil acesso e inclui um smartphone, uma lente e alguns apetrechos que podem ser encontrados em loja de construção (acrílico, madeira, parafusos, arruelas e porcas). O custo para a montagem está por certa de 30 reais.

Você pode conferir a reportagem completa aqui:


Um pouco sobre Biologia Celular…

A Biologia Celular, também chamada de Citologia, é a parte da Biologia que se dedica ao estudo das células e suas estruturas. É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida.
As células começaram a ser estudadas por Robert Hooke, em 1665. Esse pesquisador inglês foi o primeiro a visualizar células em um microscópio.
Com o desenvolvimento dos microscópios e estudos mais aprofundados, percebeu-se que todos os seres vivos apresentavam células e estas eram muito mais complexas do que as estruturas visualizadas por Hooke.

Quer aprender um pouco mais sobre a Biologia Celular? Leia a reportagem completa aqui:


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbTZc6qhIj288bNlZcgHqojT52jXrXiVOMoKEJ8gnN3tUk9gPIwnHTfZT2f9aSTh0pjOX9w6q8WPMRH4OziL2hH-9Xs1qqFliZx1aq2lO_5smRTFh_rizrfVysbjKcMcG1L3E6Kh_PikY/s1600/ji.jpg

Técnicas para quantificação e identificação de bactérias: microscopia óptica de fluorescência e eletrônica de transmissão.

As técnicas de microscopia são fundamentais para processamentos de amostras para quantificação e identificação de bactérias. Estas, possuem ampla aplicação na pesquisa e apresentam vantagens devido à obtenção de resultados rápidos em relação às outras técnicas de microbiologia disponíveis que dependem do crescimento de microrganismos. 
No presente artigo foi dissertado sobre a microscopia óptica de fluorescência e a microscopia eletrônica de transmissão, seus princípios de funcionamento e as técnicas de preparo de amostras biológicas para microscopia eletrônica de transmissão, como a fixação, desidratação, polimerização em resinas acrílicas, obtenção de cortes ao ultramicrótono e contratação com metais pesados.
As bactérias utilizadas para o processamento da microscopia foram Escherichia coli, Desulfovibrio alaskensis e Candidatus Magnetoglobus Multicelulares.

Baixe aqui o artigo na íntegra:
http://publicacoes.unigranrio.br/index.php/sare/article/view/1116/711.


Fonte: https://i2.wp.com/diariodebiologia.com/wp-content/uploads/sites/4/2011/06/001aa.jpg?resize=600%2C494


Aprendendo a técnica de Coloração de Gram






Olá, pessoal!

Hoje, eu trago para vocês um vídeo que apresenta uma técnica muito comum, utilizada em laboratório, para analisar os componentes celulares, a coloração de Gram, que permite a visualização das células em microscópio de luz e auxilia na sua identificação.
A coloração permite a distinção de bactérias Gram-positiva (visualizadas na cor violeta) e Gram-negativa (visualizadas na cor rosa).

O vídeo traz o passo a passo para realizar a coloração.


Assistam ao vídeo com a técnica de coloração de Gram completa:

segunda-feira, 13 de março de 2017

Montagem e execução de um sistema eletroforético em sala de aula.

Um dos métodos utilizados na biologia celular é a eletroforese, que consiste em uma técnica de separação de partículas de acordo com sua carga elétrica e peso molecular. Esta, permite a separação de frações de moléculas orgânicas como DNA, RNA, proteínas e enzimas, pela migração das mesmas em um gel durante a aplicação de um potencial elétrico.

O presente artigo apresentará um protocolo de como montar e executar um sistema eletroforético em sala de aula, utilizando materiais e reagentes de fácil acesso, substituindo os principais componentes utilizados em laboratórios de biologia.

Leia o artigo na íntegra:


Fonte: https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/d8/8e/11/d88e11875e3e19dfe392be152e421779.jpg

Por dentro do mundo microscópico... Como utilizar um microscópio óptico?!

Olá, pessoal! 

Para os amantes da biologia e para quem está entrando nesse novo mundo das pesquisas em laboratório, apresento-lhes um vídeo que mostra as partes que compõem o microscópio óptico e a maneira correta de manuseá-lo.

O microscópio óptico é um instrumento que utiliza um sistema de lentes associadas em conjunto com a fonte de luz visível, usado para ampliar e estudar estruturas pequenas, dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu.

Como o microscópio é um instrumento de pesquisa relativamente caro, é necessário, para quem deseja utilizado, saber fazê-lo da melhor forma, a fim de não danificar o equipamento.

Assista ao vídeo sobre como utilizar o microscópio óptico: